top of page

Turismo em Roraima: Descobrindo a Beleza Natural do Estado

A cultura turística no Norte do Brasil


Por: Jhennifer Silva e Keissy Julienne


ree

Portal do Milênio na Praça das Águas – Boa Vista/RR. Foto: Chadunt


Rico em tradição e cultura, o estado de Roraima oferece experiências únicas quanto ao turismo. Com forte presença de biodiversidade, o estado brasileiro proporciona aos visitantes, grandes oportunidades turísticas em suas paisagens naturais.  


A capital Boa Vista é a cidade que mais recebe turistas e visitantes, no entanto, segundo o relatório do Departamento Estadual de Turismo, houve um crescimento desse setor em todo o estado nos últimos dois anos, com ênfase nas regiões norte e sul de Roraima. 


Dados divulgados pelo Ministério do Turismo apontam que em 2024, o estado roraimense recebeu mais de 16 mil turistas internacionais, um aumento de 97% em comparação com 2023.  


Definido pela diversidade cultural e belezas naturais, o turismo em Roraima é uma ótima opção para quem busca aventuras, contato com a natureza e experiências culturais únicas.  


A presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens de Roraima (ABAV), Lena Matos, destaca o potencial do turismo no estado:


Roraima está transformando seu potencial em um turismo diversificado e sustentável, e está explorando muito as riquezas naturais e culturais, valorizando a sustentabilidade, fomentando renda e a preservação ambiental, e com isso a procura pelo destino está aumentando.


ree

Lena Matos, Presidente da ABAV Roraima. Foto: Instagram: @abav_rr


Segundo Victor Matheus Mattos, guia de remada e proprietário de uma empresa que oferece passeios de caiaque em Roraima, as belezas naturais do estado são uma ótima opção para turismo, pois permitem aos visitantes o sentimento de conexão com a natureza de forma leve e interativa. 


"Os melhores locais para passeios de caiaque em Roraima são, sem dúvida, os rios e igarapés (...) É uma experiência de baixa intensidade, onde as pessoas podem interagir tanto com o meio ambiente quanto entre si", afirma o guia. 


ree

Victor Matheus Mattos, guia de remada. Foto: Arquivo Pessoal


Estudante de curso técnico em Guia de Turismo e recepcionista em meios de hospedagem, Nayonara Colares Cruz pontuou como os estudos da área ampliaram seu conhecimento sobre as regiões roraimenses. A estudante destaca a importância de pessoas nascidas em Roraima conhecerem mais o estado natal através do turismo. 


“O meu objetivo é trabalhar na área e fazer com que a experiência do turista e das pessoas de Roraima que nunca conheceram, mas que queiram conhecer alguma parte do estado, seja uma experiência única”, compartilhou Nayonara. 


ree

Nayonara  Colares Cruz, estudante de curso técnico em Guia de Turismo. Foto: Arquivo Pessoal


Jovem reflete seu compromisso em valorizar o turismo local, ajudando roraimenses a se conectarem mais profundamente com sua terra de origem, promovendo um turismo que seja acessível e significativo para todos. 


Pontos turísticos mais procurados em Roraima: 


Localizado no extremo norte do Brasil, o estado faz fronteira com a Venezuela e Guiana Inglesa e possui grande presença de montanhas, o que caracteriza um dos mais procurados pontos turísticos da região: 


O Monte Roraima: Demarcado como o 8º pico mais alto do país, com mais de 2.700 metros de altitude, o ponto turístico é localizado na tríplice fronteira (Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa). Possui uma beleza natural única, como as piscinas naturais com águas cristalinas que se formam entre as rochas. De acordo com o site de viagens “Seu Mochilão”, aproximadamente 3.500 turistas visitam o Monte Roraima ao ano. 


ree

Monte Roraima. Foto: Pisa Trekking – Site de viagens


Parque do Rio Branco: Erguido às margens do Rio Branco, o parque é um dos mais visitados pontos turísticos do estado. Com a presença do Mirante intitulado Edileusa Lóz, uma estrutura urbana de 120 metros que proporciona uma visão panorâmica em 360° da cidade, o parque Rio Branco conta com elementos que imitam a natureza, como o espaço kids Selvinha Amazônica, uma fonte d’água, praia e diversos espaços para lazer. 



ree

Parque do Rio Branco. Foto: Prefeitura Municipal de Boa Vista


Serra do Tepequém: Cachoeiras, rochas e piscinas naturais são algumas das principais atrações da Serra do Tepequém. Localizado na fronteira com a Venezuela, é um dos mais requisitados e procurados pontos turísticos do estado, a região possui diversas pousadas acolhedoras e é uma ótima opção para quem busca conexão com a natureza.  


ree

 Cachoeira na Serra do Tepequém. Foto: Bora de Trip - Blog de viagens


Com forte presença da cultura indígena, Roraima oferece esses e outros pontos turísticos, os parques nacionais Serra da Pacaraima e a Reserva Indígena Raposa Serra do Sol também são destinos que atraem ecoturistas e aventureiros durante todo o ano.


O turismo em Roraima está definido como uma atividade voltada ao ecoturismo, turismo de aventura, etnoturismo/comunitário, e pesca esportiva, aproveitando suas belezas naturais, diversidade cultural indígena e posição geográfica nas fronteiras. Dá para afirmar com segurança que o turismo em Roraima vem crescendo de forma expressiva nos últimos anos. Destaca a presidente da ABAV Roraima.


Com potencial de crescimento, o turismo no estado se caracteriza como uma prática que celebra a diversidade étnica da região, proporcionando experiências autênticas e contato com a natureza.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Logo 2.png
  • Spotify
  • Instagram
  • Twitter

© 2025 

bottom of page