top of page

O Processo de Evolução do Futebol Roraimense

Por: Lucas Gabriel e Gabriel Mello


Futebol em Roraima viveu, nos últimos anos, uma transformação e evolução marcantes dentro e fora de campo.


ree

Fachada da sede da FRF. Imagem: Lucas Gabriel.


O futebol roraimense vive um dos momentos mais promissores de sua história. Com maior visibilidade em nível nacional, além de melhorias em infraestrutura e formato, o esporte tem ganhado espaço e prestígio dentro e fora do estado. 


Nos últimos três anos, testemunhamos um crescimento significativo do futebol roraimense, no entanto, apesar desse avanço, o futebol em Roraima ainda é um dos menos competitivos do Brasil. Atualmente, o estado conta com clubes com mais de oito décadas de existência, como o Atlético Roraima, e com equipes recém-criadas, como o Monte Roraima, que é a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do estado.


Durante a produção desta matéria, conversamos com Bernardo Silva, que atua hoje como supervisor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em Roraima. Ele já trabalhou como locutor, redator, apresentador, repórter, comentarista e narrador esportivo, quando se trata de futebol roraimense, Bernardo é uma das maiores referências na área.


ree

Coletiva de imprensa de Bernardo Silva. Imagem: Lucas Gabriel.


Evolução do Futebol Roraimense


Conheça mais sobre a história de evolução do futebol roraimense, desde sua era amadora até a profissionalização e o notável crescimento nos últimos três anos.


Era Amadora


Há mais de 80 anos, foi criado o primeiro clube da história do futebol roraimense,  o Atlético Roraima, fundado em 1944 por um grupo de empresários da época. Dois anos depois, em 1946, foi fundado o Baré.


Após a criação desses clubes, tornou-se necessária a fundação de um órgão para organizar o futebol no estado. Assim, em 1948, foi criada a Federação Riobranquense de Desportos, que, em 1974, passou a se chamar Federação Roraimense de Futebol. Nesse mesmo ano, foi realizada a primeira edição do Campeonato Roraimense sob a organização da nova federação.


Essa “era amadora” só chegou ao fim em 1995, quando o futebol em Roraima foi, enfim, profissionalizado. Com a profissionalização, teve início também o Campeonato Estadual de Roraima.


Profissionalização 


A profissionalização do  futebol roraimense  começou em 1995, sendo Roraima o último estado a oficializar sua federação nesse formato. Nesse mesmo ano, foi realizado o primeiro Campeonato Roraimense profissional, com a participação de apenas três clubes: Atlético Roraima (Boa Vista), Baré (Boa Vista) e Progresso (Mucajaí). O primeiro campeão foi o Atlético Roraima, que venceu o Baré pelo placar de 2 a 0.


Porém, mesmo com a profissionalização do futebol em Roraima, seu crescimento sempre foi muito limitado, enfrentando problemas relacionados à infraestrutura, público, transmissões e falta de investimentos. Um avanço observado desde então foi o aumento no número de clubes que integram o calendário estadual. Atualmente, participam do campeonato: Atlético Roraima, Baré, São Raimundo, GAS, Rio Negro, Progresso, Real, Náutico, River e Monte Roraima.


“Você tem hoje os 10 times filiados à federação, onde 5 desses 10 competem, entram no campeonato para competir, os outros 5, entram para completar, mas todo campeonato é assim. A exceção de campeonatos nacionais é do Brasil, quando o campeonato começa, 12 a 14 times entram com chance de títulos. São os quatro do Rio, os quatro de São Paulo, os dois de Porto Alegre e os dois de Belo Horizonte”, mencionou Bernardo, sobre a dinâmica de competitividade do Campeonato Roraimense.


A Evolução dos Últimos Anos


Nos últimos anos, acompanhamos um crescimento exponencial do Campeonato Roraimense de Futebol, abrangendo diversas áreas. Houve avanços na infraestrutura, como a revitalização do estádio Flamarion Vasconcelos. Com essa melhoria, o público aumentou, o que despertou maior interesse de patrocinadores e, consequentemente, possibilitou a transmissão dos jogos.


Entretanto, apesar do investimento da Federação nos times filiados, o processo de evolução dos clubes, não acompanha o mesmo ritmo em que o esporte cresce no estado. Justificando talvez, a possível baixa competitividade e o desempenho dos clubes ainda não estar no mesmo nível de outros estados.


“A chegada, principalmente do Monte Roraima, alavancou também o futebol roraimense em relação aos clubes. Por quê? Quem era o mais organizado, quem era o mais arrumadinho? São Raimundo. Mas com a fundação do Monte Roraima, o investimento dos outros clubes passou a ser quase nada. E os outros não têm a mesma estrutura”, explicou Bernardo.



Na última final do Campeonato Roraimense, já foi possível observar um avanço significativo, com a implementação de tecnologias de suporte à arbitragem, como o uso do VAR. A partida contou também com arbitragem FIFA, um grande público presente no Estádio Canarinho, boa estrutura para a realização do evento e uma premiação de 50 mil reais para o clube campeão, que, na ocasião, foi o GAS.


ree

Mesmo com os avanços significativos observados nos últimos anos como a profissionalização, o aumento no número de clubes e a melhoria da infraestrutura, o futebol roraimense ainda enfrenta desafios importantes para se equiparar a outras federações estaduais do país. A evolução é evidente e promissora, mas é necessário que haja continuidade nos investimentos, maior incentivo ao desenvolvimento das categorias de base e uma estrutura mais sólida para que o futebol local alcance um patamar mais competitivo em âmbito nacional.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Logo 2.png
  • Spotify
  • Instagram
  • Twitter

© 2025 

bottom of page