Boa Vista sediará classificatória de Karatê em setembro; atletas de Roraima vão disputar o Paraná Open de Karatê em julho
- Joao Gabriel Grana
- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Os atletas se preparam para seletivas importantes no Karatê, com destaque para eventos nacionais e internacionais
Por Kayla Silva e Antonio Carllos

Atletas roraimenses estão em preparação para duas competições importantes: o Paraná Open, que acontece em julho, e a classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê, marcada para setembro, em Boa Vista.
Em 2024, a competição ocorreu em Manaus; este ano, será realizada no estado de Roraima. A Academia Funakoshi reunirá atletas de diversas idades para participar da seletiva. Os treinos ocorrem de segunda a sexta-feira, com treinos extras aos domingos. A Sensei Ana Matilde, faixa preta 3° Dan, compartilhou a expectativa para a competição:
“Estamos cheios de expectativa, especialmente por ser uma classificatória em nosso estado. Queremos que nossos atletas se classifiquem aqui e também representem bem o nosso estado em João Pessoa, na Paraíba.”
Entre os atletas que se preparam estão Lohanna Gabriely, de 10 anos, e Bella Sorberger, de 12 anos. Ambas treinam na Funakoshi e já participaram de diversas competições. Bella Sorberger falou sobre sua meta para o campeonato:
"Eu espero medalha de ouro no kumitê. Já estou acostumada com o Campeonato Brasileiro, então acho que vou ter um bom resultado", afirmou.
Lohanna Gabriely também busca medalhas nas categorias Kumitê e Kata. O kumitê é o combate real, envolve interação direta do oponente. Já o kata é uma sequência de movimentos pré-determinados, o atleta realiza uma série de técnicas contra um adversário imaginário.

Antes da seletiva em Roraima, karatecas também participam de outro campeonato: o Paraná Open, que acontece em julho. João Bispo, de 16 anos, atleta da academia Funakoshi, competirá com o objetivo de conquistar uma vaga para o Campeonato Pan-Americano. Além dos treinos técnicos, João realiza musculação e exercícios aeróbicos para ganhar resistência, com acompanhamento especializado para evitar lesões.
"Temos que estar sempre mais preparados. O tempo é curto, mas dá para se preparar bem, chegar lá e fazer bonito. Eu vou ter um bom desempenho e vou conseguir", afirmou João.




Comentários