top of page

Bastidores da quadrilha: preparação e tradição que duram o ano todo

Dedicação contínua e amor pela cultura marcam os bastidores das apresentações juninas

Por: Mell Maximiana e Ana Rízia


noivos da quadrilha Agitação durante ensaio - foto: Reprodução/Instagram
noivos da quadrilha Agitação durante ensaio - foto: Reprodução/Instagram

Os meses de junho e julho marcam a celebração da festa junina no Brasil, que tem sua origem em homenagem aos santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro. E um dos principais elementos da celebração é a quadrilha, uma dança que reproduz cenas do casamento caipira, com o som de músicas típicas ou originais e figurinos coloridos. 


Em Roraima, a quadrilha ganhou características próprias ao incorporar elementos regionais da identidade local e garante espaços de apresentações nos arraiais todos os anos, mas para que isso aconteça, os grupos se dedicam a meses de ensaios e preparativos, tornando a quadrilha uma parte importante da vida de seus integrantes.


Público aguarda tradicional apresentação de quadrilhas - Foto: Mell Maximiana
Público aguarda tradicional apresentação de quadrilhas - Foto: Mell Maximiana

Entre os principais grupos de Boa Vista está a quadrilha Agitação, da qual fazem parte Érica Rodrigues e Rafael Nascimento, noivos tanto dentro quanto fora das apresentações, e, para eles, a quadrilha não é apenas nos meses de festa junina, mas parte da vida de ambos.


Érica começou sua trajetória como quadrilheira participando da parte teatral e em 2022 decidiu integrar também a equipe principal. O convite para competir como rainha da quadrilha veio logo depois, e desde então ela assumiu um papel de destaque no grupo e em 2023 e 2024, representou oficialmente a quadrilha em concursos e apresentações. Ela conta que o interesse de integrar a quadrilha surgiu como uma forma de sair da zona de conforto 


“Eu já dançava a um tempo então eu queria testar algo diferente e foi onde me apaixonei”, conta a noiva da quadrilha agitação. 


Rafael, que é parceiro de Érica, é quadrilheiro desde 2018 e destaca que a dedicação à quadrilha vai muito além dos meses de festa. Segundo ele, o trabalho acontece ao longo de todo o ano, principalmente nos bastidores, e que a diretoria da quadrilha está sempre trabalhando, pensando no tema atual mas também já planejando o do próximo ano.


Apresentação do casal com o tema “Casinha branca” - Vídeo: Reprodução/Instagram: @eanarrie

Érica e Rafael, que dançam juntos há seis meses, já acumulam conquistas importantes dentro do universo das quadrilhas em Roraima. Para o casal, a dedicação vai além da dança mas também a  grande responsabilidade em manter viva essa cultura no estado. Érica reforça que apesar das inovações e do formato estilizado preservar a cultura tradicional quadrilheira é fundamental. 


“Porque o que a gente faz não é brincadeira, não. Não é só sorrisos e felicidades, tem toda uma coisa por trás, todo um trabalho de uma equipe, dos brincantes, então é muito importante valorizar o esforço de cada um”, conta Érica 


Para Érica, Rafael e os demais integrantes, a quadrilha é um compromisso que vai além do momento da apresentação, exige tempo, organização e muita dedicação ao longo do ano. Mesmo com as mudanças do estilo e os desafios da vida pessoal, a dedicação de grupos de quadrilha mostra que a cultura junina segue firme em Roraima.





 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Logo 2.png
  • Spotify
  • Instagram
  • Twitter

© 2025 

bottom of page